A cinco dias do confronto PSG-Chelsea na fase eliminatória da Liga dos Campeões, David Luiz foi o convidado especial de Luis Fernandez e Luis Juninho nesta quinta-feira.
David, você é um homem feliz Paris Saint-Germain hoje?
Sem dúvida, eu estou feliz. Eu acho que tomei a decisão certa. Eu estava no final do ciclo no Chelsea e eu escolhi vir para Paris. Eu encontrei uma equipe que me dá muita satisfação. E espero continuar a jogar bem para chegar tão longe como Paris.
O que você acha do nível do campeonato da França?
Eu acho que há um bom nível, especialmente tecnicamente e taticamente. A diferença é que no campeonato Inglês há mais intensidade por 90 minutos, e não apenas durante certos períodos. Mas o nível progride. Muitos jogadores franceses foram para o exterior e conseguem se impor. Nesta temporada, esta ainda mais difícil porque o campeonato é mais equilibrado. E para continuar a progredir, ele vai, naturalmente, fazer mais.
PSG recebe Caen sábado (16h) no campeonato e o Chelsea na terça-feira (8) nas eliminatórias da Liga dos Campeões (20.45): qual é a prioridade?
É sempre o próximo jogo o mais importante. Sabemos que o jogo contra o Chelsea é um compromisso importante, mas antes desse jogo, haverá um contra Caen.
Falando de Chelsea, você acha que o Paris é capaz de remover os Blues?
Realmente, a remoção do PSG foi muito difícil no ano passado, porque tudo é jogado sobre o número de gols marcados fora. Nós vamos ter que jogar com as armas que temos no jogo, e o PSG ir para a frente, para ganhar. Tenho confiança em minha equipe. Sabemos que o Chelsea é uma equipe experiente, que já ganhou a Liga dos Campeões. Eles têm esse hábito. E eles eliminaram PSG no ano passado. Mas não se deve pensar muito. Temos que tentar aparecer e impor nosso jogo, e jogar com todas as nossas forças em campo.
Chelsea é mais forte nesta temporada?
Sim Chelsea é melhor nesta temporada. Eles são em sua maioria mais equilibrado com a chegada de Fabregas. Este pode ser o jogador que faltava: ele equilibra o meio, faz a equipe jogar bem e sabe contemporizar com o balão meteorológico em tempos. Além disso, a chegada de Diego Costa, atacante guerreiro que sempre quer marcar e desafiar os defensores, bem como a continuidade de Mourinho no banco, é lógico que o Chelsea está ainda mais forte nesta temporada.
Qual é a sua relação com José Mourinho?
É sempre um bom relacionamento. Mourinho é alguém que trabalha da mesma forma com todos os jogadores, sem fazer qualquer diferença. As pessoas têm tentado encontrar um problema entre José e eu, mas o problema nunca existiu.
Para você, Mourinho é principalmente um grande motivador e um grande estrategista?
Para chegar ao local onde isso aconteceu, ou seja, ter a porta aberta para conduzir todas as grandes equipes, não pode simplesmente ser um motivador. Lados táticos também são notáveis. Para ganhar campeonatos, jogar a Liga dos Campeões e ter os melhores resultados, um treinador precisa de várias qualidades: ou seja, preparar a equipe durante a semana, seja forte taticamente e tem uma motivação muito forte, que recaia sobre sua equipe.
Com Mourinho, você estava jogando no meio. Em Paris, você joga na defesa: o que você prefere?
Minha preferência é apenas para estar no campo entre os onze que inicia o jogo. Se o treinador decidir eu tenho que jogar um pouco mais alto, como meio-campista, eu sempre concordo. Eu sempre terei essa mentalidade direito de pensar sobre o grupo para a equipe. É sempre o treinador quem decide. Eu sou capaz de jogar em várias posições no campo, então eu me sinto muito bem.
Laurent Blanc é o treinador certo para o PSG?
Estou muito feliz em trabalhar com Laurent Blanc, porque ele tem grandes qualidades humanas. Ele está sempre disponível para todos os jogadores da mesma maneira. Ele já provou, com títulos conquistados na última temporada com o PSG. O time está ficando mais forte no momento certo ao seu lado. Eu acho que ele pode nos trazer a mais alta possível.
Os críticos são ainda muitos por algum tempo ...
Os críticos essão principalmente lá porque nós ganhamos nossa partidas. É verdade que no momento não tem havido um jogo onde Paris brilhou por 90 minutos, dominando totalmente o adversário. Mas esse momento é obrigado a vir. É normal que as pessoas esperam que as equipes grandes vencerão os jogos, dominando amplamente. E nós ainda não conseguimos fazê-lo. Mas eu tenho confiança em mim mesmo e aos meus companheiros de equipe. Levanta-se e quando necessário, vamos vencer e brilhar ao mesmo tempo.
Sinta-se que Laurent Blanc mudou o comportamento com a equipe?
Faz apenas seis meses desde que estou em Paris e eu comecei gradualmente a conhecer seu treinador. Estou satisfeito com a sua personalidade e seu modo de trabalhar. Ele me dá muita atenção, como para todo o grupo. Eu não notei qualquer tipo de mudança.
E o PSG pode ganhar a Liga dos Campeões?
Esta é uma competição difícil de ganhar, mas eu acho que o grupo tem qualidade e potencial para ganhar a Liga dos Campeões. Enquanto o clube está focado nisso, ela é refletida em nossas condições de trabalho. Estamos realmente preparados para vencer. Após a Champions League é muito difícil. Agora vamos alcançar as eliminatórias. Se a equipe está pronta e todo mundo é a este nível, é claro que temos a capacidade de vencer esta competição. Mas é no chão que tudo vai decidir e ele começa contra o Chelsea.